O que é API?

O que é API?

 

O que é API?

API é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A sigla API refere-se ao termo em inglês "Application Programming Interface" que significa em tradução para o português "Interface de Programação de Aplicativos".

Uma API é criada quando uma empresa de software tem a intenção de que outros criadores de software desenvolvam produtos associados ao seu serviço. Existem vários deles que disponibilizam seus códigos e instruções para serem usados em outros sites da maneira mais conveniente para seus usuários. O Google Maps é um dos grandes exemplos na área de APIs. Por meio de seu código original, muitos outros sites e aplicações utilizam os dados do Google Maps adaptando-o da melhor forma a fim de utilizar esse serviço.

api

Quais são as vantagens da API?

Levando em consideração o fato de ser integrada, não é necessário construir tudo novamente, economizando tempo no desenvolvimento de novas ferramentas, além de descartar a ação de atividades repetitivas.

No mundo corporativo, a economia de tempo utilizando uma API permite que os funcionários, que antes realizavam tarefas manuais, possam priorizar assuntos de maior relevância.

Um exemplo é um setor de e-commerce, em que o usuário desiste da sua compra. Uma ação como essa faz com que a empresa perca uma venda. Entender o motivo da desistência é uma maneira de prevenir uma queda na receita.

Utilizando uma API, é possível notificar algum funcionário do setor de vendas ou enviar um e-mail diretamente para o comprador. As ações ocorrem de forma automática, e ainda podem ser integradas com o sistema de gestão.

A Next Solution IT pode analisar um recurso de API que pode ser utilizado na sua empresa, tornando os processos mais integrados e ágeis, entre em contato conosco.